2 de dezembro de 2013

O seu imóvel está preparado para venda?

Já me aconteceu, por diversas vezes, os proprietários ligarem a questionar sobre o ponto de situação de venda do seu imóvel, e ao responder que não há interessados perguntam-me o que poderiam fazer para que pudessem vende-lo mais rápido. 
Apesar de dar algumas dicas, quando volto ao imóvel, este está exactamente na mesma, além que os proprietários ligam e fazem exactamente a mesma pergunta, chego a um ponto que já não tenho mais respostas.

O que torna esta situação ainda mais difícil de entender é que muitas dessas dicas nem implicam gastar dinheiro, além disso pequenas mudanças com baixo custo podem trazer grandes resultados.
Pois digo em alto e bom som, a preguiça e o querer um negócio fácil sem ter de fazer nada não faz parte do vocabulario do mundo dos negócios!

Hoje deixo-vos algumas dicas de como preparar um imóvel para venda gastando pouco:
- Princípio de Home Staging #1: Deixar apenas o essencial enquanto estiver a habitar o imóvel. Aqui o custo é zero pois os caixotes para guardar o que não for necessário poderão ser solicitados num supermecado/armazem sem custos.
- Princípio de Home Staging #2: Arrume as fotografias de família e colecções pessoais. Também aqui o custo é nulo.
- Princípio de Home Staging #3: Optar por uma decoração neutra. Para evitar gastar dinheiro em novas peças decorativas, tente reutilizar o que já tem em casa, mantendo as paredes preferencialmente brancas.
Princípio Home Staging #4: Fazer as melhorias necessárias para que o imóvel tenha uma boa aparência, evitando grandes obras. Muitas vezes basta apenas uma boa pintura. O valor a gastar dependerá das melhorias a fazer. 
- Princípio Home Staging #5: Dispor os móveis de modo a possibilitar as que os interessados circulem livremente pelo imóvel. Custo zero, poderão é ficar com algumas dores nas costas (atenção para não riscar o pavimento. Utilizar rodas ou mesmo um tapete grosso ajuda!)
 - Princípio Home Staging #6: Uma boa limpeza é fundamental. Nesta situação não está descrita a contratação de profissionais de limpeza pois os interessados em contrata-los naturalmente terão que acrescentar o valor combinado.

Pode parecer uma lista bem simples e que qualquer um de nós iria faze-la institivamente mas a verdade do que observo é que efectivamente não a executam...
Ponham-se a mexer!

Nota: nesta situação não está descrita a contratação de um profissional na área, pois os interessados em contratar um profissional naturalmente terão que acrescentar o valor combinado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...