28 de outubro de 2013

Vantagens de preparar um imóvel para arrendar

Muitos proprietários têm reticências em preparar um apartamento para arrendar. 
Os argumentos mais comuns utilizados é que os inquilinos vão estragar ou que o dinheiro gasto não justifica. Na minha opinião sobre o que tenho presenciado, as vantagens superam as possíveis desvantagens.

Então, quais as vantagens de preparar um imóvel para arrendar?
- O imóvel será arrendado mais facilmente e mais rápido pelo que será menor o número de vezes que terá de mostrar o imóvel;
- Os inquilinos ficarão mais tempo no apartamento o que evitará mudanças constantes de inquilinos. Da minha experiência quem fica num apartamento a precisar de obras, será alguém numa situação de transição e precisa de um imóvel com urgência, como por exemplo num caso de separação, mas logo que esteja instalado continuará à procura de um imóvel com melhores condições.
- Menos dúvidas haverá no final do contrato sobre o estado do imóvel e como este deverá ser entregue.
- Mais fácil será ao proprietário exigir que ao inquilino deixe o imóvel em bom estado pois também o entregou em bom estado de conservação;
- Mais fácil solicitar aos inquilinos um depósito de caução para reparação de danos;
- E regra geral, os inquilinos têm mais cuidado para entregar o imóvel em bom estado.

Posto isto, recomendo que todos os proprietários preparem o imóvel para arrendar, deixando-o pronto para o inquilino entrar mas tendo também a atenção para que o investimento seja o mais baixo possível. Muitas vezes basta pequenas reparações, nas fichas eléctricas, nos estores e uma boa pintura. O resultado será surpreendente. 

É possível que os inquilinos o danifiquem? Sim, é possível, mas no fim do contrato pode-se exigir que os inquilinos façam a reparação por sua conta ou se utilize a caução para esse efeito.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...