19 de agosto de 2013

Rota de hotéis #2: Bogotá II


Para a estadia optámos pelo Hotel B3 Virrey, de 4 estrelas. É um hotel recente, muito confortável e bem localizado. Está situado na carrera 15, muito próximo da calle 100 que é essencialmente uma zona de escritórios, do parque Virrey e a 15 minutos a pé da Zona Rosa.

Se por um lado o hotel tem a vantagem de ser bastante acessível quer em termos de táxis e busetas, poderá ser uma desvantagem para quem tem o sono leve, pois mesmo estando num 8º andar ouvíamos os carros a passar.
Desde logo o hotel sobressai de todos os outros edifícios pela sua fachada coberta com plantas. O quarto tem uma decoração simples, mas moderna e confortável. A mobília é em tons escuros e além de uma grande televisão tem também um rádio onde poderá conectar o Ipod. O acesso gratuito à internet mesmos nos últimos andares faz-se sem problemas.

Caso façam a reserva como nós, através do Booking. terão que ter em atenção que no valor pedido não está incluído o IVA de 16%, nem o valor de 5.500 COP por pessoa/por noite para um seguro.

No primeiro dia, como o P. já tinha acesso à Internet no hotel e surgiram umas situações no trabalho que ele teve que resolver apenas fomos conhecer a famosa Zona Rosa (ou zona T), que fica a 15 min a pé do hotel. É uma zona onde se concentram restaurantes, pubs e lojas de Bogotá. Nesta zona existe também o centro comercial "Andino" com várias lojas de renome tanto europeias como americanas. Aqui poderão encontrar lojas como Mango, Zara, Breshka, Levi's e Louis Vuitton. Desengane-se quem pensar que em Bogotá os preços são baixos.
A verdade é que tudo é cerca de 10% mais caro do que em Portugal, desde comida, restaurantes, roupas, supermercados, etc... Apenas as marcas norte-americanas ficam um pouco mais em conta.

No dia seguinte ficámos a conhecer o Museu do Ouro que achámos bastante interessante e que fica situado na zona da Candelaria que é a zona histórica da cidade.
Não se encontra prédios tão altos e de arquitectura moderna mas antes, casas de arquitectura da época colonial espanhola. Aqui as ruas já não estão tão cuidadas e encontramos muitas pessoas a pedir. Apesar de ser um bairro de estrato inferior ao do bairro do hotel, é um local onde se encontram várias universidades e escolas superiores.

Subimos ainda ao "Cerro de Monserrate". Fomos de Teleférico no entanto é possível subir a pé ou de Funicular (espécie de comboio).
Dali tivemos uma vista fantástica sobre Bogotá onde se pode visitar o Santuário "El señor caido".
Encontramos também algumas lojas e restaurantes típicas daquele local onde se pode provar, para além de outras iguarias típicas como queijo fresco sem sal com doce de amora/framboesa, o chá de folha de coca que aqui não é proibida.

No dia de viagem de regresso, ficámos pelas redondezas do hotel.
O mais interessante deste dia foi que era feriado. Assim ao sair do hotel deparámo-nos com a estrada cortada ao trânsito e imensas pessoas a passear na estrada a pé ou de bicicleta.
Ficámos a saber que isto é prática comum, todos os Domingos e dias festivos.
Passeámos no parque Virrey, onde encontrámos imensas famílias a passear, pessoas a praticar diversos desportos como Yoga, capoeira, culturismo, equilíbrio em corda bamba, frisbee...
Aqui apercebemo-nos que se durante a semana esta é uma cidade caótica, ao Domingo transforma-se por completo, ficando uma cidade muito tranquila e com bastante qualidade de vida. Adorámos!

Como pontos negativos de Bogotá ressaltam a poluição que embora exista uma ciclovia de muitos quilómetros de ciclovia e haja imensa gente a transitar na mesma, a foi a primeira vez que estivemos numa cidade com uma taxa de poluição tão alta e que se sente. 

Em termos de segurança, felizmente não tivemos qualquer problema, com excepção de alguns taxistas que teimam em se enganar no troco. Na rua, encontramos muitos polícias e exército. Encontramos vários seguranças com cães nas entradas dos parques de estacionamento.
Pode fazer confusão ver todas estas forças policiais bem armadas à vista, seja com revolveres seja com metralhadoras, mas no final até ficamos com uma sensação de segurança.















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...