10 de janeiro de 2013

Viver com saúde dentro de casa

No outro dia o meu P. comprou cá para casa um termohigrómetro. Como não conhecia este aparelho, ele explicou-me que serve para registar a temperatura e a humidade relativa do ar no interior e exterior da casa. 

Depois de alguma pesquisa fiquei a saber que os valores da humidade relativa de uma casa devem rondar os 40% a 60%, para que o ar não esteja nem demasiado seco nem demasiado húmido. Para quem tem filhos sem problemas de saúde, estes valores devem rondar os 50% a 60%. No caso de se tratar de uma criança asmática ou com alergias aqueles valores devem diminuir para 35% a 50%. 

Se antes estava um pouco céptica em relação à utilidade deste aparelho, agora estou rendida. Com este aparelho fiquei a saber que nesta altura de Inverno os níveis de humidade relativa rondam os 80% em casa e 70% no exterior. Nos dias de sol ao abrir as janelas os valores baixam para os 70%.
Ao ter consciência destes valores permite-me poupar na conta da electricidade quando ligo o desumidificador, pois como este tem um temporizador deixo-o ligado apenas duas horas por dia, o tempo suficiente para baixar os níveis de humidade relativa para níveis razoáveis.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...