15 de janeiro de 2013

Orientação solar de uma casa

A iluminação natural é a melhor iluminação que uma casa pode ter!
Para que a casa tenha uma boa iluminação natural, a orientação solar da mesma é bastante importante, além disso permite fazer um aproveitamento da energia solar.

A melhor orientação é a Sul (no hemisfério Norte, e Norte no hemisfério Sul). As janelas das divisões viradas nesta direcção apanham bastante sol durante todo o dia tornando-as nas divisões mais quentes da casa.
A luz solar é tão intensa que será necessário prever as devidas protecções às janelas, portas ou aberturas de modo a controlar as mesmas. É muito comum observar-se nas novas construções palas ou varandas por cima dessas janelas, estores exteriores,...

As divisões orientadas a Este ou Nascente recebem raios solares de manhã, sendo que no Verão esse período prolonga-se durante mais tempo.

Por oposição, as divisões orientadas a Oeste ou Poente recebem o Sol mais tarde até ao anoitecer. Ter em conta que as divisões viradas a Poente tendem a ser mais quentes que as viradas a Nascente pois a temperatura ambiente costuma ser mais alta que a da manhã.

Já as divisões a Norte como não chegam a receber luz solar directa não são a melhor opção para quem gosta de ver o sol a entrar pela janela a dentro, no entanto, é a orientação ideal para quem pretende uma luz uniforme, por exemplo, para situar um estúdio de pintura ou biblioteca.

Vocês sabem a orientação solar da vossa casa?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...