13 de novembro de 2012

Um bom negócio para quem?

Há algum tempo atrás ouvia-se dizer que o pior que podia acontecer, sem ser ficar doente, era ficar desempregado. Mas quando a nossa cultura é trabalhar para ter uma casa nossa pode-se dizer que o pior que pode acontece é ter que entregar a nossa casa ao banco. Não é de hoje que muitas pessoas já tiveram de passar por essa situação. Conheço vários casos em que as pessoas já tinham entregue as suas casas e que agora estavam a tentar reerguer-se, mas presenciar todo o processo é muito desmotivador e angustiante. 
Foi o que aconteceu ontem à noite ao ver a reportagem "Momentos de mudança" no canal SIC onde um casal corajoso decidiu dar a cara por muitas pessoas que passaram pelo mesmo e contou a sua historia. 

Depois de ser ver reportagens destas ouve-se na publicidade da rádio que os imóveis dos bancos são um bom negócio. 
Ora eu pergunto-me é um bom negócio para quem?
- Para quem perdeu a casa que durante anos (uns mais que outros) pagaram as prestações e agora para além da sua casa, perdem todo o investimento que fizeram? Isto ainda se conseguirem liquidar as suas dívidas com a entrega da casa ao banco...
- Para os vizinhos do prédio e/ou urbanização que vêem os seus apartamentos desvalorizarem? Normalmente os imóveis do banco são vendidos abaixo do preço de mercado, logo a procura naquela urbanização/prédio apenas irá oferecer o mesmo valor que o preço praticado pelo banco.
- Para os proprietários que têm concorrência directa dos bancos mas que não têm a possibilidade de fazer os preços praticados pelos bancos?
- Para o banco que ficou com a casa e agora vai vender a um preço abaixo do valor de mercado e dos empréstimos pagos?
- Para as imobiliárias que  ficam sem margem para cobrir os seus custos pois os valores das suas comissões são negociados abaixo de valor de custo para poder encaixar no preço? E ainda têm de conseguir ultrapassar de estarem a negociar um imóvel que pertenceu a alguém que não teve dinheiro para o manter.
- Para os construtores que tiveram custos ao construir, muitos com empréstimos ao banco, e que agora entregam prédios quase completos aos bancos?
- Para os que fazem "um bom negócio" na compra e depois não conseguem vender?

E eu continuo sem a resposta à pergunta: É bom negócio para quem?


Nota: O meu objectivo com o blog e com este texto não é escrever sobre política, economia, gestão, nem sobre a crise ou mesmo austeridade. É tão somente falar de um assunto que gosto que é o Home Staging, isto é, preparar um imóvel para venda, a sua decoração e por fim a sua venda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...