19 de janeiro de 2012

Porque o exterior também é importante: apartamentos

Preparar o exterior de um apartamento para venda já é um pouco mais complicado na medida em que para fazer alguma alteração nas partes comuns do prédio está dependente do condomínio.


Antes de mais, quais as zonas comuns num condomínio?
- A estrutura do prédio (alicerces, pilares, paredes mestras e telhados);
- Elevadores, caixa dos elevadores;
- Acessos a zona de circulação da garagem;
- Entrada, escadas, terraços de acesso comum;
- Instalações Gerais (rede eléctrica geral do prédio e dos serviços comuns, antenas colectivas, rede geral de telefones, rede geral de água, rede geral de esgotos, chaminés, rede de ventilação...)

Se houver algo que precise de ser arranjado numa das referidas partes, fale com o representante do condomínio (seja uma empresa, seja alguém do prédio com esta responsabilidade) para que lhe explique quais os procedimentos a seguir.

Tenha em atenção que se se tratar de uma despesa de gestão corrente (limpeza, manutenção de elevadores, substituição de lâmpadas) geralmente pode ser resolvida num curto espaço de tempo, mas se se tratar de uma despesa de gestão extraordinária (obras de conservação do edifício) poderá estar dependente de aprovação em assembleia de condóminos o que poderá demorar mais tempo.

Ainda assim, há pequenas coisas que pode fazer, tais como:
- Verifique o bom funcionamento dos estores;
- Mantenha as janelas, as varandas, os terraços e as marquises limpas;
- Faça uma check-list do que é necessário fazer nas partes comuns para comunicar ao representante do condomínio ou para apresentar em assembleia geral.

Ao explicar em assembleia geral do condomínio que tem o seu imóvel à venda, nunca se sabe se algum vizinho possa ficar interessado em adquiri-lo ou permutar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...