O que é?
Home Staging é uma técnica de marketing que visa valorizar um imóvel através da despersonalização e reorganização do mobiliário de modo a torná-lo aprazível ao maior número possível de potenciais compradores. O objectivo é com o mínimo investimento preparar o imóvel para que este seja vendido mais rápido a um melhor preço.
Como surge?
O conceito de “home staging” surgiu na costa este dos Estados Unidos da América, nos anos 70 e depressa se espalhou por todo o país. As técnicas que sustentam esta técnica de marketing foram desenvolvidas com base no design, psicologia e sociologia, estando há poucos anos a ser aplicadas por profissionais um pouco por toda a Europa. Existem inclusive programas de televisão dedicados a este tema, como por exemplo, "Maison à vendre", "Designed to sell".
A quem se destina?
A todos aqueles que queiram valorizar um imóvel, nomeadamente:
- Particulares que pretendam vender ou arrendar a sua casa mais rápido e a um preço mais alto do que a média de mercado;
- Mediadores imobiliários, para tornar os seus produtos mais competitivos no mercado;
- Arrendatários de férias, para oferecer um cenário acolhedor aos seus clientes;
- Promotores imobiliários, para criar um ambiente mais atractivo nas casas modelo;
- Investidores imobiliários, para uma melhor rentabilização do seu investimento.
Quais as vantagens?
Todas as vantagens possíveis pois a possibilidade de vender ou arrendar o seu imóvel é acentuada pela sua valorização. Já se verificou em vários mercados estrangeiros que as casas que foram submetidas a uma intervenção de home staging são vendidas duas vezes mais rápidas, e por mais dinheiro.
Lembre-se, quando decide vender a sua casa, está perante um negócio!