5 de junho de 2014

Decoração sustentável: pintar a casa

 Hoje comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Ao decorarmos a nossa casa devemos ter em consideração a proteção do meio ambiente, tal como já tenho vindo a escrever no blog sendo várias as acções que podemos tomar para tornar a nossa casa mais amiga do ambiente.

A propósito deste dia, passo a publicidade, a CIN disponibilizou algumas dicas para poupar e proteger o ambiente aquando escolha da pintura da casa, as quais transcrevo abaixo por irem de encontro ao que tenho transmitido até então:


"Prefira cores claras ou nuances de brancos com acabamento mais acetinado, já que estas refletem melhor a luz e, desta forma, os espaços necessitarão de menor luz artificial, poupando eletricidade. Aplique, por exemplo, a cor Branco Cosy, uma das Tendência de Cor de 2014.

· Escolha tintas amigas do ambiente. As tintas da marca CIN têm a classificação A+ quanto à qualidade do ar interior. Sempre que possível, opte por tintas de base aquosa, já que estas têm menos Componentes Orgânicos Voláteis (COVs) na sua composição, o que beneficia a saúde e o ambiente.

· Utilize tintas termo-refletoras, como por exemplo Thermocin. Pela sua elevada capacidade para refletir a radiação solar, conseguem impedir que o interior da habitação atinja temperaturas demasiado elevadas, comparativamente a outros telhados e coberturas que não possuam esta proteção. Desta forma, evita gastar dinheiro na fatura de eletricidade por causa do uso intensivo do ar condicionado.

Antes de comprar a tinta, estime a quantidade de tinta que vai precisar, usando a Calculadora da CIN, evitando sobras.

· Evite pintar diretamente da lata, não vá o pincel estar um pouco sujo e estragar toda a tinta. Opte por usar um tabuleiro, é muito mais prático!

· Se vai interromper a sua pintura por algumas horas, não desperdice água a lavar o pincel ou a trincha. Embeba-os em tinta e enrole-os dentro de um saco de plástico fechado. Os rolos poderão ser reutilizados nas horas e dias seguintes…

· Não deite fora a tinta que sobrou! Guarde, é ideal para fazer pequenos retoques. Se tiver crianças, aproveite a pouca tinta para fazer desenhos com stencils nos quartos. Se tem veia de artista, utilize as tintas acrílicas para pintar… criar e inventar.

· Pode entregar as latas que ainda tiverem tinta em boas condições em instituições de caridade ou solidariedade social, nomeadamente nas que desenvolvem projetos com jovens. As novas cores serão sempre bem recebidas por estas comunidades.

· Quando guardar as tintas, evite colocar junto a aquecedores, em locais onde o sol incida ou que sejam demasiado frios. Ela vai-se estragar!

· Recicle sempre as latas vazias no ecoponto mais próximo.

Fonte: CIN
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...