11 de junho de 2014

A visitar na Colômbia: Salto del Tequendama

Desde que estou em Bogotá, várias pessoas têm me sugerido o que visitar por cá, sendo o "Salto del Tequendama" um deles. Fui pesquisar à net e depois de ver as imagens, fiquei com curiosidade em visitar. Algumas pessoas diziam-me que o local era seguro, outras exactamente o oposto por isso fomos adiando até então. Agora que já estamos mais acostumados a viver cá, decidimos arriscar.

O "Salto del Tenquendama" situa-se a Sul de Bogotá, mais ou menos a uma hora e meia do centro da cidade. Trata-se de uma cascata com uma queda superior a 150m sendo a mais alta da América Latina segundo nos disseram.

Se pelas fotos é bonito, ao vivo ainda é mais deslumbrante. Felizmente no Domingo, quando fomos visitar a cascata estava um tempo ameno o que deu para a apreciar na sua plenitude. Infelizmente com a elevada contaminação do rio Bogotá, nos dias de calor não se aguenta o mau cheiro, segundo nos explicaram.
Além disso, pelo que também nos disseram, houve dias em que a mesma secou por fecharem as represas na sua totalidade não respeitando a lei de caudal mínimo dos rios como acontece na Europa.

Em frente à cascata existe um edifício com vista para a mesma que antes de ser abandonado nos anos 90 era um hotel, restaurante e em tempos foi até estação de comboios.

As pessoas vinham ao local só para disfrutarem da imponência desta cascata.
A contaminação do rio foi o principal motivo para o abandono.

O local é também conhecido pelos colombianos com alguma nostalgia mais sombria pois houveram várias pessoas a porem termo à sua vida jogando-se do precipicio.

Outra curiosidade menos sombria é que no fundo da cascata existe uma lagoa mas até hoje ninguem sabe que profundidade tem.

Felizmente a "Fundación Granja Ecológica El Porvenir" y o "Instituto de Ciencias Naturales de la Universidad Nacional (ICN)" estão a trabalhar não só com o objectivo de restaurar todo o edifício que já reabriu ao público com o nome de Casa Museo del Salto del Tequendama, como também, recuperar o ecossistema do rio livrando-o da sua contaminação.
 





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...