9 de abril de 2014

Manutenção necessária a uma casa

Felizmente as pessoas cada vez mais dão atenção à decoração e organização da sua casa mas além destes pontos, uma casa para estar em boas condições de habitabilidade e valorizada exige muita manutenção.

Efectuar vistorias regulares à casa, efectuando as reparações dos problemas que vão aparecendo de modo a manter a casa em bom estado, permite evitar por exemplo humidades acabando por poupar dinheiro no futuro com intervenções mais ousadas e ajuda a tornar o dia-a-dia mais confortável.

Muitas vezes as pessoas deixam os problemas arrastarem-se por falta de dinheiro no imediato, no entanto opte por executar você mesmo pois há muitas coisas que são fáceis de fazer e que os materiais são bastante em conta. 
Lembre-se que na maioria das vezes o que é mais caro é o preço da mão-de-obra. No entanto caso se trate de casos mais complicados ou técnicos, como electricidade por exemplo, não arrisque e contrate um profissional.

Alguns aspectos que deverá ter em conta quando está a fazer a vistoria à casa:

- Verifique anualmente se não há entradas de ar pelas portas e janelas da casa por estarem desalinhadas. Aproveite e verifique as fechaduras das mesmas. Caso necessário lubrifique-as com óleo de maquina ou massa consistente (nunca com óleos/azeites alimentícios uma vez que estes tendem a secar piorando a situação).

- Verifique regulamente junto das loiças de casa-de-banho pois são locais propícios a vários tipos de fugas de água. Deverá estar atento a eventuais manchas de água nas imediações da base da sanita, do bidé ou do lavatório. Quando detectadas a tempo podem prevenir o desgaste do chão ou das paredes (manchas, humidade, azulejos danificados, entre outros).

- Verifique todas as torneiras da casa, certifique-se de que estão bem apertadas e se necessitam de borrachas (vedantes) novas.

- Certifique-se que todas as tomadas e interruptores funcionam e estão em bom estado de conservação.

- Repare as fissuras na parede logo que apareçam.

- Verifique regularmente o silicone que se encontra na borda da banheira, do lavatório e da bancada da cozinha.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...