29 de janeiro de 2014

Organizar a cozinha

Uma cozinha bem organizada permite optimizar o espaço e agilizar a realização das tarefas do dia-a-dia. Além disso, na cozinha deve-se ter um cuidado especial com a limpeza pois é aqui que se preparam os alimentos.

Como manter a cozinha organizada?

- Livrar-se do que já não usa. Mesmo que um objecto tenha sido presente ou tenha sido caro, se já não usa não vale a pena guardar. 
- Substituir o que já não funciona. Se um electrodoméstico não funciona e se não tem arranjo ou se a panela já não serve para cozinhar não vale a pena guardar. 
- Definir zonas específicas na cozinha. Por exemplo, uma zona para guardar os alimentos, outra para guardar os utensílios de cozinha e outra para guardar os produtos de limpeza.

- Colocar os itens mais utilizados em locais acessíveis. Os objectos que usa diariamente devem ficar nas prateleiras mais à mão, aproveite as mais altas para guardar o que utiliza apenas algumas vezes por ano.
- Não deixar acumular louça na pia. Uma cozinha com louça na
pia parece que está sempre desarrumada para além de ser um de ponto de proliferação de bactérias.
- Manter a bancada limpa. Quanto menos objectos estiverem de forma permanente na bancada melhor. Isto aplica-se aos objectos de decoração.
- Manter as gavetas organizadas.

4 comentários:

  1. Estou a meio da organização na minha e está a passar por esses pontos...na bancada porém montei um sistema que me permite ter à mão tudo o que preciso para o pequeno almoço e tem estado a resultar muito bem embora implique mais coisas (prateleiras amovíveis ) em cima dela...!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Dicas fundamentais!

    Não sou escrava do trabalhos doméstico, mas gosto de ter tudo organizado.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Para mi una cocina debe ser limpia y organizada
    Besos

    ResponderEliminar
  4. A minha funciona assim, embora confesso, que tenho muita dificuldade em me desfazer das coisas, estou a trabalhar essa parte.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Todas as ideias são bem-vindas. Obrigada pela partilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...