Sendo uma cor quente, irá transmitir uma sensação de calor e aconchego a qualquer divisão da casa.
Antes de escolher esta cor para decorar a sua casa familiarize-se com as várias tonalidades de vermelho existentes, que vão desde os tons mais frescos como o vermelho-tijolo ou cereja, até aos mais quentes (escarlate ou bordeaux).
O vermelho pode ser usado para criar ambientes muito distintos: tanto pode ser utilizado na decoração de um quarto de adolescente, como pode ser utilizado numa decoração mais clássica, ao ser conjugado com preto e branco, como agora está na moda. Para uma decoração étnica ou oriental, regra geral, uma das cores que está presente é o vermelho.
Se um espaço não for muito amplo, pintar as quatro paredes de vermelho pode ser excessivo pois irá tornar a divisão ainda mais pequena. No entanto, poderá optar por pintar apenas uma das paredes ou escolher o vermelho apenas para os acessórios decorativos.
Visualmente, o vermelho combina com mais cores do que se imagina ao inicio.
A cor complementar do vermelho é o verde. Esta combinação normalmente está associada à decoração natalícia, mas com outras tonalidades de vermelho e verde poderá criar ambientes distintos, como por exemplo, terracota e verde azeitona ou até rosa e lima.
Já no esquema de cores triádico, as cores a utilizar será o vermelho, azul e amarelo.
Uma boa conjugação poderá ser igualmente terracota e azul denim ou ainda optar por vermelho e dourado.
Normalmente a conjugação do vermelho, com azul e branco recria um ambiente de inspiração náutica.
Outra conjugação possível poderá ser vermelho, laranja e roxo.