17 de dezembro de 2013

A evolução das janelas

Em Portugal, nos últimos anos, as janelas das casas têm sofrido uma grande evolução. De vidros simples passámos a vidros duplos, de caixilharias simples a caixilharias térmicas. Além disso, é normal a existência de estores exteriores nas janelas. Tal é hoje a evolução que de estores de madeira já passamos pelos de plástico e manuais hoje em dia já começa a ser quase obrigatório as casas terem estores de alumínios eléctricos. A última moda é o sistema oscilobatente deslizante nas janelas. 

Ao contrário de Portugal, as janelas das casas em Bogotá são, regra geral, do mais simples possível. 
A primeira grande diferença é que as janelas não têm estores. Quanto muito possuem blackouts pelo interior mas o sol entra na mesma... Os vidros e as caixilharias são do mais básico, inclusive nos prédios novos assinados por arquitectos conceituados. 
Felizmente o apartamento onde ficámos era virado para uma rua sossegada, ainda assim ouvíamos algum barulho.
Eu nem quero imaginar como seria se estivéssemos numa avenida principal, sempre com "trancones", que é como eles chamam aos engarrafamentos, a toda a hora. 

Apesar de sempre ter dado atenção as estes pormenores, noto que muitas vezes passam despercebidos à maioria dos interessados em comprar. Algumas pessoas até os desvalorizam, mas garanto-vos uma coisa, uma semana numa das avenidas de Bogotá, mudavam logo de ideias.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...