18 de novembro de 2013

Esquemas de cores na decoração de interiores

Além dos esquemas de cores referenciados aqui, existem ainda os esquemas:

- Complementar dividido - Este esquema de cores é criado quando seleccionamos uma cor da roda de cores e, em seguida, duas cores adjacentes ao seu complementar directo. Tal como no anterior evite utilizar cores quentes não saturadas como por exemplo, o castanho ou o ocre. Se quiser fazer sobressair uma cor quente, escolha esta como dominantes e as restantes cores frias.

- Triádico - baseia-se na combinação de 3 cores que estão igualmente equidistantes umas das outras na roda das cores. Por exemplo, verde, violeta e laranja ou azul, vermelho e amarelo. Neste esquema podemos utilizar cores quentes e cores frias.

- Duplo complementar - Este esquema é formado escolhendo 4 cores, dois pares de complementares. Poderá escolher duas cores quentes e duas cores frias. Para que esta combinação não seja demasiado intensa, em vez de utilizar iguais quantidades das 4 cores, pode optar por duas cores dominantes e outras duas cores para os detalhes.


- Acromático - Este esquema de cores é conseguido através de uma decoração com tons neutros, isto é, pretos, brancos e cinzentos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...