12 de novembro de 2013

Esquemas de cores na decoração de interiores

Depois de conhecer bem a roda das cores, torna-se mais fácil escolher um esquema de cores a utilizar na decoração da casa.
Se houver dúvidas podemos sempre escolher uma palete de cores a partir de uma combinação harmoniosa das mesmas, isto é, são as cores que funcionam bem em conjunto e que formam esquemas atractivos.


Através da roda das cores podemos definir os seguintes esquemas de cores:

- Monocromático - Este esquema de cores é baseado apenas numa única cor. De seguida, selecciona-se 3 ou 4 variações de luminosidade ou saturação da mesma cor. Para que não se torne monótono pode-se juntar uma cor neutra. É um esquema bastante versátil e simples de utilizar.


- Cores Análogas - as cores utilizadas são as cores que são adjacentes na roda das cores. Neste esquema regra geral utilizamos 3, 5 ou 7 cores vizinhas, sendo uma delas uma cor primária. O ideal será escolher uma cor dominante e as restantes apenas para enriquecer a harmonia das cores. O ideal será escolher uma cor dominantes e as restantes apenas para enriquecer a harmonia de cores. Neste esquema deve-se evitar utilizar muitos tons, sendo o ideal, utilizar ou só cores quentes ou só cores frias.


- Complementar - Neste esquema de cor é utilizado duas cores opostas na roda das cores. O ideal será escolher uma cor fria e uma cor quente. Para que este esquema resulte melhor utilize cores menos saturadas. Se a cor a dar ênfase for uma cor quente é recomendável que utilize uma cor fria não saturada para fazer sobressair as cores quentes. Evite utilizar cores quentes não saturadas como por exemplo, o castanho ou o ocre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...