23 de setembro de 2013

Trocar a fechadura num imóvel arrendado: sim ou não?

Muitos proprietários pretendem manter uma chave do imóvel arrendado. Normalmente o objectivo é que possam visitar o imóvel se assim o pretenderem. 

Por outro lado muitos inquilinos querem mudar a fechadura, por razões de segurança.

Na semana passada assisti a uma situação curiosa. Um colaborador de uma imobiliária explicava a um inquilino que não poderia mudar a fechadura da casa pois o proprietário pretendia ficar com uma chave para visitar o imóvel se assim o entendesse. O que me deixou a pensar é como um profissional não sabe que os proprietários de um imóvel arrendado não deveriam entrar no imóvel sem o consentimento do inquilino?! Como agiriam se desaparecesse alguma coisa?

Na minha opinião, a melhor opção ao arrendar a casa é que o inquilino mude a fechadura. A principal razão é que o inquilino, nem o proprietário sabem quem tem a chave do imóvel. Senão vejamos, os proprietários entregam aos inquilinos regra geral duas cópias das chaves, mas os inquilinos podem ter necessidade de mandar fazer mais chaves para entregar aos filhos por exemplo. No fim do contrato apesar de estarem obrigados a devolver todas as chaves, podem apenas entregar as cópias que receberam e não dizer aos proprietários que têm outras cópias. Nunca sabemos para o que as vão utilizar. 

Já tive conhecimento de um caso que a antiga inquilina pediu para ir à garagem buscar umas coisas que tinha deixado lá e pedimos para que se combinasse um dia para irmos abrir a garagem, mas a senhora nunca mais entrou em contacto. Mais tarde os novos inquilinos, que apenas arrendaram o apartamento, avisaram-nos que a garagem estava aberta. Quando fomos para fechar vimos que a garagem estava completamente vazia, ou seja, a senhora levou não só as suas coisas como algumas mobílias do proprietários. Só aí se aperceberam que tínhamos de mudar a fechadura... 

Por outro lado, como poderá o proprietário salvaguardar que o imóvel não será entregue em mau estado?

Uma das maneiras bastará que no contrato fique escrito que o proprietário poderá visitar o imóvel por exemplo de 6 em 6 meses em hora a combinar com os inquilinos. Além disso, no fim do contrato o proprietário apenas devolverá a caução aos inquilinos após vistoria ao apartamento ao verificar que está tudo em ordem (não deverá no entanto deduzir custos resultantes de danos normais de utilização).

10 comentários:

  1. Bom artigo! E ainda bem que divulga! Manuela.

    ResponderEliminar
  2. Tem que haver lei sobre o assunto.

    Eu consultava um advogado!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Troquei sempre que mudei de casa...sinceramente não me considerava segura se o não fizesse!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Poucas vezes estive numa casa alugada, mas sempre mudava a fechadura, afinal não sabia quem poderia ter mais uma cópia da chave.
    Pinta

    ResponderEliminar
  5. inquilino pode manter a fechadura na porta porém pode colocar outra fechadura.O proprietário pode por lei ver o interior da casa mas com hora marcada .

    ResponderEliminar
  6. A sua postagem foi bem útil e dou para reflectir sobre o assunto. Obrigada pela partilha. Bjos. Evelyne.

    ResponderEliminar
  7. Gostei, achei o artigo muito interessante sobre uma situação bastante delicada! ^^
    Beijinhos :3

    ResponderEliminar
  8. Tenho uma prima proprietária e ela muda sempre porque causa desses casos, não vá os antigos inquilinos ficarem com cópias!

    Bjokas.

    ResponderEliminar
  9. Claro meu sem duvida quando você aluga um imóvel, você não pode mais entrar lá sem a permissão do inquilino,essa é boa ficar com uma copia da chave para poder entrar quando quiser.

    ResponderEliminar

Todas as ideias são bem-vindas. Obrigada pela partilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...