3 de junho de 2013

Casas cada vez mais inteligentes...

Tradicionalmente quem procurava casa numa mesma urbanização, pretendia escolher aquela que tinha melhor construção, vistas e áreas. Sendo os acabamentos muito idênticos. Aliás, algumas casas que visito consigo saber qual a idade do prédio pelo tipo de acabamentos.

Contudo, desde algum tempo para cá a construção de moradias ou blocos de prédios tendem a ser uniformizadas pois muitas vezes ou é a Câmara Municipal ou se construiu em massa. Como as leis de construção cada vez mais apertadas, normalmente a nível estrutural são seguras, assim o que começou a diferir foram os acabamentos. 

Na minha opinião, o que é cada vez mais importante numa casa e o que a torna diferente das outras além dos acabamentos, é a existência de domótica,  .

O que é a domótica?
É uma tecnologia que permite a gestão de recursos habitacionais através da sua automatização.
A domótica habitacional pode incluir o controlo centralizado de iluminação, estores, aquecimentos, ventilação e ar condicionado, de fechaduras, vigilância à distância (via internet), entre outras coisas.
As principais vantagens de uma casa automatizada é permitir poupar tempo, tornar a vida mais confortável e segura.

Em Portugal, o mais comum nas casas novas é a existência de aquecimentos central, aspiração central, detector de fumos ou água, painéis solares e estores automáticos.

Que domótica está presente nas vossas casas?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...