18 de março de 2013

Jardins de fácil manutenção

Uma leitora questionou-me sobre o que poderia colocar no seu jardim, em substituição da relva natural existente, e que ainda tivesse uma manutenção relativamente fácil.
Apesar da relva ser uma solução muito bonita, exige algum trabalho de manutenção e não sendo cuidada fica com muito mau aspecto.

Aproveitei a feira ExpoJardim que estava em curso na Batalha para ver que soluções se encaixavam nesta pesquisa e verifiquei que as mais comuns eram a relva sintética e as pedras decorativas. 
Em ambas podemos aplicar plantas naturais, de preferência de pouca manutenção como os cactos, obtendo um ar natural a cada uma dessas soluções.

Para os jardins das casas, como é o caso, eu prefiro ver as pedras decorativas, pois dá para criar formas com as mesmas onde podemos colocar uma ou mais qualidades de pedra.

Como já expliquei aqui, até podemos ser nós a aplicar pois não é muito difícil. Na casa de campo da família colocamos algumas e até agora não houve qualquer incidente.
Podemos encontrar em portugal uma grande variedade de pedras decorativas mas temos de as procurar bem. Apesar de sermos um país com muita pedra quer sejam godos, britas, areão... às vezes não é fácil as encontrar.Já vi à venda em estabelecimentos comerciais como o Bricomarché, LeroyMerlin, Maxmat, AKI, etc... bem como em estufas/viveiros onde se encontram à venda plantas aquáticas também vendem pedras decorativas.

A leitora em questão também prefere as pedras decorativas e pretendia contactos de alguém que fizesse a colocação das pedras decorativas e pediu-me alguns contactos de quem fizesse esse serviço. 
Apesar de eu já ter visto o trabalho de uma ou outra empresa e ter providenciado os respectivos contactos, agradecia que se mais algum de vós tivesse alguma referência que me pudesse indicar (podem deixar comentário ou enviar e-mail) de modo a puder continuar a auxiliar.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...