21 de janeiro de 2013

Sugestões de alteração a lambrim de azulejos

(Imagem retirada da Internet)
Perguntaram-me como poderia forrar um lambrim de azulejos, se poderia ser com papel de parede. Apesar de ter respondido em privado, decidi partilhar aqui pois poderá ajudar outras pessoas.

As possibilidades para alterar um lambrim podem ser:

1 - Removê-lo totalmente, o que implica muito pó na casa, barulho e quase uma semana de trabalho, claro que depende das quantidades. Depois de os remover terá que colocar novo reboco, pintar toda a parede e colocar novo rodapé (caso assim o entenda).

2 - Se não gostarem dos azulejos actuais, mas quiserem manter o lambrim poderá colocar novos azulejos em cima dos actuais. É um trabalho mais rápido que o anterior, mas fica com dupla espessura. 

3 - Outra opção ainda será efectuar um barramento geral em cima dos azulejos transformando a superfície dos azulejos numa típica parede de "reboco" para depois pintar ou aplicar o papel de parede. Poderá por exemplo consultar este site sobre o produto a utilizar para o barramento:


4 - Poderá pintá-los. Para isso será necessário lavá-los para os desengordurar, colocar massa de reparação nas juntas para as esconder,  utilizar um primário de aderência e só depois aplicar a tinta adequada. Poderá por exemplo consultar o site da CIN, para ver um exemplo dos produtos a utilizar: 


Se optarem por papel de parede existe a possibilidade de o colocarem directamente sobre os azulejos, mas na minha opinião não é aconselhável pois todos os relevos, imperfeições e juntas dos azulejos vão realçar-se na superfície do papel. O ideal seria fazer um barramento antes da sua aplicação tal como descrito no ponto 3. Existem ainda outras opções como colocar placas de gesso cartonado (vulgo pladur) ou aparafusar placas de MDF entre os azulejos e o papel de parede. O inconveniente destas 2 últimas é que a parede vai ficar com uma maior espessura.

Nota: os produtos aqui mencionados são apenas exemplos, no entanto existem outras marcas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...