22 de janeiro de 2013

Estar preparado para uma tempestade

No último fim de semana muitos foram os estragos causados pelo mau tempo, principalmente pelo forte vento que se fez sentir.

Quando as previsões atmosféricas apontam para estas tempestades existem pequenas coisas que podemos fazer para tentar minimizar os estragos:

- Os estores devem estar completamente fechados ou todos abertos. No intermédio podem partir com o vento por causa do efeito de sucção que cria no mesmo, é quase como uma asa de avião. A parte mais plana da asa fica na parte de cima do avião por isso é que ele sobe. No estore a parte recta é a fachada, entre o estore e a janela fica a parte curva que terá tendência a ir em direcção à parte recta. O estore acabará por ser sugado para fora da fachada, além dos estragos provocados na casa irá provocar outros estragos na vizinhança.

- Retirar todos os objectos da varanda ou terraços. Por exemplo, algumas pessoas esqueceram-se cadeiras de plástico nas varandas que além de se partirem também fizeram estragos na vizinhança.

- Colocar todos os vasos dentro de casa para evitarem que se partam.

- Portas e janelas deverão estar todas fechadas, mesmo as interiores, pois caso haja um imprevisto de  entrar um objecto por uma das janelas fica confinado à divisão atingida.

- Para quem mora em moradias, certifique-se que as caleiras estão limpas, para que a água da chuva circule e não provoque humidades dentro de casa.

- Desliguem todos os aparelhos electrónicos, como televisões, computadores pois existindo uma descarga eléctrica podem danificar todos os componentes eléctricos que estejam ligados às tomadas eléctricas.

- As portas dos prédios e respectivos portões da garagem devem estar fechados pois os ventos fortes podem mesmo fazer levantar uma clarabóia do vão de escadas.

Para outras informações em Portugal podem consultar o site da Protecção Civil.

Felizmente não sofri qualquer dano, apenas estive sem luz durante quase um dia e sem telemóvel e vocês?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...