19 de dezembro de 2012

E a cor eleita para 2013 é...

... o verde esmeralda, segundo a Pantone.

Mas afinal o que é a Pantone?

É a empresa responsável pela criação do Pantone Matching System (PMS). Este é em grande parte um sistema de reprodução de uma cor padronizada, ou seja, esta empresa criou um guia em que cada cor tem um código e a fórmula como se obtém e referida cor.
Isto permite que fabricantes em diferentes locais possam referir-se a uma cor que está neste sistema para ter a certeza que obtêm a cor desejada.

Este sistema também permite por exemplo que quando escolhemos uma cor para pintar a nossa casa vamos a uma loja de tintas, damos o código da cor e temos a certeza que nos dão a cor desejada (ou podemos solicitar a respectiva rectificação em caso de erro no seu fornecimento).

Em Portugal, poucos conhecem este sistema pois o mais comum nas lojas de especialidade é o sistema RAL, pois é o mais utilizado na Europa, no entanto se quiserem converter um código de um sistema para o outro podem ver aqui.

Introdução feita, passemos às cores do ano.

Desde 2000 que a Pantone tem vindo a eleger a cor do ano. Em 2012 a cor escolhida foi o "Tangerine Tango" e para 2013 será o "Verde Esmeralda".

Aqui ficam alguns exemplos na decoração de interiores em tons verdes ;)








(Via pinterest.com)

E vocês usariam esta cor na vossa casa?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...