6 de agosto de 2012

Salitre: o que é?

Um problema comum a muitas casas é o aparecimento de eflorescências salinas (salitre). Estas são depósitos cristalinos que aparecem no revestimento da casa, paredes e tecto resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas (fonte Wikipédia).

Estes depósitos acontecem quando, por exemplo, é utilizada areia do mar na construção do imóvel que na presença de humidades, provenientes maioritariamente de deficientes impermeabilizações, transportam os sais através dos poros dos componentes do revestimentos e ao entrarem em contacto com o ar criam esses depósitos (parecem-se com algodão colado à parede).

Esta é uma situação muito dificil de resolver, sendo o ideal tentar descobrir de onde vem infiltração e travá-la. Assim, não haverá lugar à criação de depósitos. Também poderá experimentar pintar a parede com tintas designadas "Anti-salitre" no entanto não serão totalmente eficazes sem a origem da humidade resolvida.
Embora normalmente refiram que este problema esteja associado à proximidade dos imóveis do mar, isso não é verdade. Os imóveis mais juntos à costa requerem maior manutenção exterior pois estão sujeitos a um ambiente mais agressivo.

Se tem depósitos destes em casa tente minimizar o mais depressa possível pois além de inestético, se tiver o imóvel à venda este perderá valor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...